sábado, 10 de julho de 2010

Voltando as flores...


Semana passada depois de um ano parada recomecei com o curso de arranjos florais. Invado este mundo sensível das flores mas que ninguém pense que é facil, pois mesmo com as flores nem tudo são flores...
Na sala de aula eu não me sinto nervosa como da primeira vez, afinal, já tenho intimidade com elas e quando o Professor chega até a minha mesa, desfaz todo o meu arranjo me mostrando os erros e me ensina refazendo eles, como em todo ofício se aprende errando. O que parecia perfeito para mim nas mãos do Florista experiente não é perfeito e eu não mais me incomodo com isso, aprendi que temos que errar para acertar (sempre)... Depois, aprendo que só o ato de repetição faz a perfeição. Também aprendi lá atrás a ter o olho no que é bem feito ou mal feito e isso é bom, pois já não sou leiga no assunto e já posso ver nos detalhes. Hoje eu não compro qualquer coisa.
A aula com flores me encanta e as flores contagiam a todos da sala, trocamos experiências e boas energias e as três horas de aula passam voando. Neste curso, existem pessoas com várias intenções (intenção de abrir seu próprio negócio como eu, donas de casa querendo enfeitar sua casa, Arquitetos querendo meramente relaxar, Paisagistas e Jardineiros querendo ampliar seus negócios). Os que desejam relaxar logo descobrem que escolheram o curso errado, Jardineiros e Paisagistas que lidam com as plantas de uma outra forma, logo percebem que apesar do parentesco das flores de corte com as plantas na terra, pisam em terras distintas e devem exercitar a paciência... Os que visam só o dinheiro aprendem com o Professor que primeiro, precisam ter intimidade e depois amar o que está aprendendo e só depois pensar no lucro (como em todo o negócio o dinheiro não vem logo)não podemos esquecer que flor não é um artigo caro mas é perecível(não tem como se fazer estoque). Mas não tem como não ganhar dinheiro se você gosta do que faz. Ensina o Professor que está nisso há 20 anos.
Enfim, no final descobri-se que "mesmo com as flores nem tudo são flores"

P.s. Um amigo me disse esta última frase acima e eu gostei.Vou sempre me lembrar dela mas nem por isso desistir...Sou teimosa!

*As Gérberas (as flores acima que mais parecem grandes margaridas)entraram para compor um arranjo de 360 graus que seria usado para mesa de doces. Gérberas significam alegria e tinham tudo a ver com a tal mesa de doces imaginária...

Até a próxima postágem!

Um comentário:

Se você chegou até aqui, fique a vontade para comentar, perguntar ou trocar informações.